Macarrao a Carbonara

#carbonaravalentines

I will use my success to help others
I will build my coworkers up as I grow
I will leave no one behind

A gente comeca com um bom vinho, que eh um blend de Shiraz com Cabernet Sauvigon…
Harmonize…
Coma enquanto esta bem quente…

A historia do carbonara origina-se da Roma antiga, conforme pesquisei no Wikipedia. Eh uma deliciosa receita, preparada com os mais simples ingredientes que, normalmente, temos na cozinha como ovos, parmesao, bacon a a propria gordura do bacon, pimenta do reino, e logico, a pasta. Pode ser de sua escolha. Esta eu fiz com um spagetti medio, mas fica bom com massas longas, nao muito largas, bem como com massas curtas, como eu vi no @nhac, produzido pelo charmoso #mhindi.

Muitos pensam que o carbonara leva creme de leite, ou natas, como dizem os nossos patricios portugueses, mas na receita italiana nao vai, Porem os americanos adaptaram a receita. Por isso, se voce quiser preparar com creme de leite (prefira o fresco), nao se aveche. A receita eh sua, e a cozinha eh um territorio livre, democratica, e voce eh livre para adaptar o que melhor lhe convier! (Tomara que nenhum romano apareca para jogar areia no meu carbonara. Uiii!!!

Ah, por ser uma receita bem forte, cremosa, e gostosa para saborear num clima mais fresco, ou frio mesmo, acompanha um bom vinho tinto, seco, mais encorpadinho, como esse da foto acima. Mas se tiver leftovers, esquente na panela com um pouco de creme de leite fresco, e acrescente mais um pouco de queijo.

Como aqui…

Receita
100 g de bacon
1 ovo
3 gemas
queijo parmesao a gosto
pimenta do reino
corrija o sal, eu nao acrescentei.
Usei, como disse acima, o spagetti, mas voce pode usar massas curtas, principalmente pennes, ou fusillis, pois eles ficam embebidos, deliciosamente, com o creme.

Modo de fazer:
Eu usei tres fatias de bacon cortada mais grossa, e fatiei em fatias de, mais ou menos, e fritei em fogo baixo.
Separei todo misenplace, ovos e queijo, e reservei ate comecar a preparar macarrao. A essa altura, eu coloquei a agua a ferver e separei a pasta. Coloquei apenas um colher de sopa de sal, rasa.
Apos ferver, coloque o macarrao, retire um minuto antes do ponto de cozimento.
Eu retirei o bacon e deixei a gordura na frigideira, retirei do fogo para esfriar um pouco e temperar com as gemas misturadas com o queijo, que ja misturei bem, colocando a pimenta do reino.
Dado o tempo, desligue o macarrao, despeje a mistura na frigideira a mistura de ovos, e acrescente a pasta drenada, reserve o equivalente a uma xicara da agua de fervura (voce pode reservar tambem para o caso de esfriar, e use para emulsionar).
Eu misturo com uma pinca meio curta, mexendo sem parar enquanto coloca os ovos, com a frigideira fora do fogo, misturando bem, e colocando um pouco da agua da fervura.

Sirva logo em seguida, para aproveitar o calor do prato, e o apuro do sabor...

Enjoy.
E me conte aqui quando voce fizer, e se quiser um video com a receita, eu posso, eu marca aqui @videodareceita, que ai eu publico nas minhas redes sociais.
Me nas minhas redes sociais e me marquem quando fizerem essa delicia!
Nos vemos no proximo post, que saira em breve!
Beijos mill!!!
Maria Paula T.

3 comentários sobre “Macarrao a Carbonara

Deixe um comentário